Prefeitura enxuga gelo no Calçadão de Bangu
Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2025.
Como é comum acontecer ao longo dos anos, a Secretaria de Ordem Pública e a Subprefeitura da Zona Oeste 1 voltaram a realizar nesta quarta-feira, dia 15, no calçadão de Bangu, área com grande índice de reclamações da população e que sofre influência do crime organizado, a tradicional operação apelidada de “Enxuga Gelo”, quando reprime o comércio ilegal e o uso irregular do espaço público e no dia seguinte os camelôs voltam a atuar como se nada tivesse acontecido, sem serem incomodados.
A operação de ordenamento público movimentou um grande número de agentes, instrumentos e equipamentos e resultou na apreensão de dezenas de caixotes e algumas estruturas como barracas que costumam ficar instaladas em área pública. Os agentes também removeram lonas e madeiras, além de terem retirado também cadeiras e escadas que estavam irregularmente na calçada. Foram encontrados 35 pontos de ligações clandestinas de luz e removidos três quilos de fios usados nessas irregularidades. A Comlurb coletou uma tonelada de lixo e resíduo.
Apesar da presença do Programa Segurança Presente e da Guarda Municipal no local, os camelôs não se intimidam e fazem dessa prática uma rotina, transformando uma via pública em mercado popular ao ar livre. A população já perdeu o trecho da Rua Fonseca, entre a Rua Professor Clemente Ferreira e a Rua Francisco Real, para o Mercado Popular, vizinho ao Bangu Shopping.
Por: Jessé Cardoso